O comércio eletrônico sofre com a dependência dos caminhoneiros em greve.

  Dentre os vários benefícios que o comércio eletrônico pode proporcionar, a comodidade de receber as compras no conforto de sua casa é com certeza uma das mais imperantes no processo de escolha dos serviços. Mas é justamente essa variável que está fazendo os consumidores brasileiros repensarem  e até mesmo desistirem de comprar virtualmente nesses últimos dias com deflagração da greve dos caminhoneiros no país.

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  A plataforma de e-commerce Loja Integrada realizou uma rápida pesquisa com 450 lojistas virtuais brasieliros, e 82,1% deles afirmaram que já estão sentindo os impactos negativos da greve em suas vendas. 71,9%  possuem dificuldades para manter o calendário de entregas aos consumidores, enquanto 83% deles afirmaram que as vendas caíram notavelmente. Cerca de 23,8% dos entrevistas também afirmam sofrerem com cancelamento de compras. Ainda sobre o mesmo assunto, pesquisas realizadas pela Ebit, empresa especializada em informações do setor, constatou que há a possibilidade de perdas de vendas contabilizadas em até  R$ 280 milhões este mês, em razão da paralisação, frustando as expectativas de um setor que esperava aquecimento sazional em detrimento do dia das mães e da proximidade com a copa do mundo e do dia dos namorados.

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  Tendo em vista os entraves vivenciados tanto por quem compra quanto por quem vende via comercio eletrônico, é importante atentar-se a boas praticas de comunicação entre ambas as partes em meio a essa crise. Veja abaixo algumas importantes dicas para contornar as situações adversas que a crise dos caminhoneiros pode ocasionar em seu negócio virtual:

1 - Forneça informações claras e objetivas sobre o motivo da demora.
2 - Transpareça confiabilidade aos seus clientes.
3 - Observe a necessidade de oferecer novos prazos, descontos ou acordos para com seus clientes.
4 - Prepare seus canais de relacionamento para a grande demanda de perguntas e reclamações que surgirá.
5 - Aproveite a oportunidade para enxergar meios de fidelização aos seus clientes, como a criação de cupons para descontos em compras futuras, criação de cartões fidelidade, entre outros.
6 - Atente-se para a saúde financeira de seu negócio e a viabilidade das ações que serão tomadas.

Confira a reportagem da tv record sobre o assunto:



Postado por: Francisco Willams da Silva Sousa

Fontes:https://canaltech.com.br/e-commerce/paralisacao-dos-caminhoneiros-ja-comeca-a-afetar-o-comercio-eletronico-no-brasil-114806/ e https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/05/24/internas_economia,961506/comercio-eletronico-pode-perder-r-280-milhoes-em-vendas-por-greve-di.shtml

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