Marketing nas Redes Sociais: Você está fazendo isso errado!

  As redes sociais vieram para mudar as relações sociais no seculo 21. Hoje vivenciamos tempos onde a comunicação entre grandes massas pode acontecer de forma simples, tendo como ferramenta apenas um celular conectado em uma rede de internet. Aliado a isso, as pessoas estão passando muito tempo conectadas. Em 2015 os brasileiros gastavam cerca de 9,7 horas diárias interagindo virtualmente, gerando uma soma de 650 horas por mês presentes nas redes socias, algo muito oportuno para as empresas, que observaram nessa novidade mais uma eficiente ferramente de divulgação de seus produtos e serviços, buscando na presença nesses meios virtuais, se fazerem cada vez mais presentes na vida de seus consumidores.

  O problema é que em um ambiente tão cheio de comodidade e possibilidades, não é qualquer ação virtual que eficientemente prenderá a atenção das pessoas e as fará consumir determinados produtos, principalmente por conta dessas pessoas serem incentivadas pela rapidez com que tudo acontece dentro da telinha de seus celulares.

Exemplo de situações comumente vividas na relação cliente/empresa nas redes sociais e que refletem erros das mesmas:
Resultado de imagem para reclamações nas redes sociais

  Falta de estratégia, falta de integração entre os canais de marketing digital (email, redes sociais, sms), falta de supervisão e acompanhamento das redes sociais que repercutem nas respostas inapropriadas, desatualizadas, tardias e interações negativas, falta ou inconsistência de informações, falta de compreensão a cerca de seu publico alvo, falta de acompanhamento da concorrência, uso ineficaz de hashtags, de recursos visuais, e não saber converter os seguidores, fans, amigos virtuais em clientes, são os principais e mais comuns erros cometidos nas redes socias.                                            

Tabela: Tempo gasto em redes sociais em 2015:
Foto (Foto: Arquivo)

Exemplo de presença ativa no instagram, da gigante da moda no Brasil, Riachuelo:

  Portanto, é importante que as empresas busquem melhorar sua existência nas midias sociais e busquem também compreender que essa tarefa é mais complicada que parece. Ela exige tempo, conhecimento especializado, constante atualização entre outras coisas. É importante também a compreensão de que esse mercado está em plena expansão e pode ser muito lucrativo, portanto um planejamento estratégico voltado para a área é algo a ser muito refletido.


Quer saber mais sobre o assunto e como ele pode beneficiar sua empresa? Confira o video abaixo:

Por: Francisco Willams da Silva Sousa

Fontes: https://marketingdeconteudo.com/erros-de-marketing-nas-redes-sociais/
https://blogs.oglobo.globo.com/nas-redes/post/brasileiros-gastam-650-horas-por-mes-em-redes-sociais-567026.html

Comentários

Postagens mais visitadas