Uma compra na palma da sua mão!



  Imaginar um mundo onde na comodidade da sua cama, através de um pequeno e retangular objeto de metal, comprar aquela blusinha da moda somente disponível na Itália, o móvel tão desejado somente fornecido na capital, ou a viagem dos sonhos antes ofertada somente nos terminais de vendas dos grandes aeroportos, seria algo possível, era quase que impossível para mente de uma pessoa normal a alguns anos atrás. Estas eram ações dignas de filmes de ficção cientifica futuristas, onde os seres humanos se moviam através de carros voadores e vestiam roupas prateadas.

Resultado de imagem para filmes futuristas decada de 50 carros

  Felizmente não foi preciso muito tempo para que o que antes era considerado utopia pudesse se tornar algo prático. As tecnologias tornaram plausíveis o que antes era complicado de se realizar, e com tanta praticidade e rapidez, o comércio experimenta hoje praticamente uma revolução na maneira como realiza suas vendas.
Os números referentes ao setor comprovam: O futuro veio para ficar!
M-comerce ou comércio eletrônico, é a venda online realizada a partir de um dispositivo móvel, como um telefone celular, PDA e smartphones.

Resultado de imagem para compras pelo celular

  No Brasil a pratica só cresce! Em 2016 as o total de vendas utilizando smartphones e dispositivos móveis era de 21,5% no início do ano. No mesmo período do ano seguinte esse número já ultrapassava os 27,3%, de acordo com a Ebit, (Empresa que realiza pesquisas com consumidores ao longo do ciclo de compra e, com esses dados, classifica as lojas online em Diamante, Ouro, Prata ou Bronze). Os números são expressivos porém ainda baixos quando em comparação a grandes potências mundiais como os Estados Unidos onde o percentual do mobile dentro do e-commerce já ronda os 40%. E a China, único país que bate os 60%, conforme explica André Dias, diretor executivo da Ebit.


Imagem relacionada

  Existem ainda algumas segmentações de mercado onde esses números se encontram ainda mais expressivos, como é o caso do curioso caso das vendas de ingressos de cinema. Executivos da área afirmam que cerca de 70% das transações de compra ocorrem via celulares. Segundo pesquisas realizadas pela Ebit, as vendas online via mobile são mais frequentes em categorias de maior recorrência como a dos artigos alimentícios e petshops.

Resultado de imagem para ifood

  Segundo o empresário Gustavo Ribeiro, dono de uma rede de shoppings de produtos de animais, após a idealização de um aplicativo para celulares na sua empresa, as vendas fechadas utilizando os aplicativos já somam mais de 20%. De brinde as empresas praticantes dessas ações ainda ganham solidas informações de consumo de seus clientes que poderão ser bastante proveitosas.

  Infelizmente nem tudo é um mar de rosas. Mesmo com o futuro batendo a sua porta, ainda há quem duvide desses serviços por conta de tamanha praticidade.
Segundo as mesmas pesquisas, ainda existe uma insegurança no momento de fechar compras via dispositivos móveis. A diferença entre acessos e vendas efetivadas é curiosa: Nos 69% de acessos às lojas online, apenas em 45% acontecem realmente a compra. Para os executivos, Grandes números de acesso dos celulares e posterior efetivação de compras via desktops já é praticamente uma regra.

  Os motivos para isso giram em torno de vários fatores, como a demora no carregamento das páginas, o medo por vírus e clonagens de dados, entre outras coisas. Um grande empecilho que as organizações que apostam no comércio virtual, e um fato que deve ser considerado no planejamento estratégico das empresas.
Por fim, mesmo com entraves, o comércio eletrônico segue crescendo tão rápido quanto a velocidade dos carros voadores dos filmes futuristas, e considerando o mercado, a inovação e a capacidade que processos tendem se tornar obsoletos frente a novidade mais ágil e menos custosa, fechar os olhos para isso é quase que dar um soco em ponta de faca.

  O futuro está chegando na velocidade de um clique!

Resultado de imagem para mexendo no celular gif

Você sabia que o Instagram, a famosa rede social do momento, é  hoje uma das maneiras de praticar m-commerce que mais cresce em números?  A plataforma até mesmo lançou em 2018 uma ferramenta especialmente dedicada para lojas. 

Você pensa em iniciar um negócio e utilizar dessa importante rede social para alavancar suas vendas? Assista o vídeo a seguir com importantes dicas de um especialista na área!



Por: Francisco Willams da Silva Sousa

Fonte: https://www.dci.com.br/impresso/27-da-venda-no-e-commerce-brasileiro-ocorreu-em-celulares-1.687262

Comentários

Postagens mais visitadas